A equipe de projeto Mecanoo + Royal Haskoning foi anunciada recentemente como primeira colocada para a realização da nova sede da Eurojust em The Hague, Holanda.
O conceito deste projeto ilustra uma forte conexão com as organizações vizinhas da Eurojust, a Organização para a Proibição das Armas Químicas e a Europol.
A atmosfera de suaves declives e uma vegetação gramínea são projetadas para ficar dentro dos arredores exuberantes do “coração verde” do The Hague. Mais imagens e a descrição dos arquitetos após o intervalo.
Julgados com base na qualidade arquitetônica, integração urbana e paisagística, funcionalidade e programa de necessidades, manutenção e sustentabilidade, e processo de desenho integrado, este projeto persiste mais na consonância com estes aspectos em relação à nova localidade da Eurojust. O edifício será elegante, moderno e espaçoso, respeitando a história do contexto urbano da área. O prédio está alinhado com as orientações dos prédios originais do lado de Johan de Wittlaan que, simultaneamente, cria uma praça pública paisagística.
A praça é convidativa e oferece vistas para a entrada principal da Eurojust. A torre esta focada nesta área de entrada, a área do Fórum Mundial e The Hague. A ascensão dos primeiros pavimentos é próxima à escala das moradias e edifícios vizinhos. A integração cautelosa do prédio com o local é possível pela colocação de dois níveis subterrâneos onde o equipamento de conferências é localizado. O jardim inclinado adjacente traz luz para os níveis de base e fortalece a identidade do bairro verde. O projeto paisagístico incorpora os mais elevados padrões da Eurojust de uma forma natural, incluindo dunas e atributos da água.
A arquitetura representa os valores fundamentais da Eurojust. A fachada de luz é composta por um ritmo alternado de elementos compositivos de aberturas e fechamentos que dão ao edifício uma aparência moderna, mas atemporal. Painéis de vidro são inclinados de formas alternativas, para frente ou para trás, e virados para a esquerda ou direita, de modo que o céu, bem como a paisagem das dunas é refletida no vidro e cria-se uma profundidade nas fachadas. Dentro do prédio, visitantes são bem-vindos num espaçoso átrio de pé-direito duplo com vistas para o jardim-duna. O espaço do foyer possui várias zonas que vão do aberto e público às mais privadas. Uma escadaria ampla com vista para a paisagem circundante e que desce para os andares inferiores. A água do espelho d’água na paisagem das dunas é refletida no teto do lobby.